Tire da tomada: 7 eletrodomésticos que são os ‘vilões’ da conta de luz

Muitos eletrodomésticos são essenciais para o dia a dia das pessoas, porém eles consomem muita energia dentro de casa. Esse fenômeno é conhecido como “consumo de espera”.

Por mais que os eletrodomésticos deixem a nossa vida mais prática e fácil, não se pode descuidar deles se quisermos diminuir o valor da conta de luz.

Existem pelo menos sete deles que são os “vilões” das contas de luz e que gastam mais energia dentro de casa. São eles que se deve ter mais atenção e usá-los de forma consciente.

um dos eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica é o chuveiro

Chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia em casa – Foto: Pixabay

7 eletrodomésticos que você precisa tirar da tomada para economizar

1. Chuveiro elétrico

Um dos eletrodométicos que representa um grandes vilões do aumento da sua conta de luz é o chuveiro elétrico. Se você é fã de um banho quente e costuma ficar embaixo do chuveiro por muito tempo, é melhor repensar.

Para reduzir a conta de luz, é melhor reduzir a frequência do uso da água em temperaturas mais altas, ou seja, na posição “inverno”. Por exemplo, 30 minutos de uso diário e uma potência de 5.500 W, esse equipamento pode consumir cerca de 88 kWh de energia elétrica por mês.

2. Forno elétrico

Outro responsável por aumentar o valor na sua conta de luz é o forno elétrico, dependendo da sua potência e tamanho. Caso esse equipamento seja usado apenas uma hora diária, ele pode consumir aproximadamente 15 kWh de eletricidade mensais.

3. Geladeira

Por mais que a geladeira não seja um equipamento com alta potência, ela necessita ficar ligada 24 horas na tomada.

Isso eleva bastante o consumo de energia elétrica em casa, principalmente se a pessoa deixar a porta desse eletrodoméstico aberta por longos períodos. Dependendo do tamanho e tipo, o gasto pode variar entre 40 kWh e 57 kWh mensal.

4. Ar-condicionado

O ar-condicionado é essencial em cidades com o clima quente. Apesar do conforto proporcionado, o aparelho é um dos maiores consumidores de energia de uma casa, especialmente se ficar ligado por horas.

na foto aparece o ar-condicionado um dos eletrodomésticos que mais encarece a conta de luz em casa

Orientação de especialistas é de que pessoas se mantenham em locais com ventilação e sem exposição direta ao sol – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O consumo deste aparelho pode variar entre 129 kWh e 679 kWh, dependendo do tipo e potência.

5. Lavadora de louças

Um dos eletrodométicos que mais gastam energia em casa é a lavadora de louças. Apesar de ser muito útil, esse equipamento pode aumentar sua conta de luz.

Em um ciclo de lavagem de 40 minutos diários, durante 30 dias, fará o aparelho consumir aproximadamente 31 kWh.

6. Televisão

Outro aparelho que pode contribuir no consumo energético de uma casa é a televisão. Um aparelho que seja maior como um televisor de 42 polegadas do tipo LED, pode demandar cerca de 30,45 kWh em um único mês, se ficar ligada cerca de cinco horas por dia.

7. Ventilador

O ventilador é outro dos eletrodomésticos que gastam muita energia em casa, apesar de ser essencial em regiões e em dias de temperaturas elevadas.

Além da praticidade, já que o aparelho pode ser colocado em qualquer cômodo, o gasto energético costuma ser significativo. Esse equipamento pode gastar cerca de 17,28 kWh por mês, caso seja utilizado durante oito horas diárias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.