5 truques psicológicos para cortar gastos e aumentar poupança

Para economizar dinheiro é necessário uma mudança no estilo de vida e a reformulação de pensamentos. Colocar seu cérebro a bordo pode ser metade da batalha para começar a cortar gastos. Segundo o Yahoo Finance, há cinco maneiras de aumentar a poupança.

5 truques psicológicos para cortar gastos e aumentar poupança

5 truques psicológicos para cortar gastos e aumentar poupança – Foto: Money Times/Reprodução ND

5 truques psicológicos para cortar gastos e aumentar poupança

1. Não salve informações do cartão em seus dispositivos

Muitos navegadores, aplicativos e sites permitem que você salve suas informações de cartão de crédito ou débito para tornar mais rápida a finalização de uma compra. No entanto, fazer isso pode encorajá-lo a fazer compras antes de realmente pensar se você pode pagar ou mesmo precisar do item.

Pode não parecer, mas aqueles poucos minutos extras que você leva para encontrar sua carteira e inserir as informações do seu cartão podem ser suficientes para fazer você desacelerar e repensar a compra.

2. Pague apenas em dinheiro

Estudos mostram que as pessoas sentem menos desconforto emocional ao pagar com cartão de crédito do que com dinheiro, o que pode levar a gastos excessivos.

Por quê? Basicamente, a “dor de pagar” é amenizada pelo uso do crédito, já que o pagamento não parece imediato e tangível. Uma solução para conter gastos excessivos é pagar com dinheiro.

3. Pense no custo em termos de horas de trabalho, não de reais

Quando você gasta dinheiro em algo que quer, o valor em real pode ser fácil de justificar em sua mente. No entanto, se você pensar em suas compras em termos do número de horas que precisaria trabalhar para pagar esse valor, você pode ter dúvidas.

4. Automatize sua poupança

Automatizar suas economias significa designar uma parte de sua renda para ser regularmente transferida para uma conta poupança ou conta de investimento sem nenhum de sua parte.

Por exemplo, você pode configurar uma transferência mensal, ou Pix, de sua conta corrente para sua conta poupança.

5. Implemente a regra de economia de 30 dias

Dar a si mesmo um período de reflexão quando estiver tentado a fazer uma compra não essencial pode ajudar você a repensar esses gastos. Por exemplo, a regra de economia de 30 dias é uma estratégia para ajudar a controlar gastos por impulso e encorajar a economia consciente.

Quando você sentir vontade de comprar algo não essencial, espere 30 dias em vez de comprá-lo imediatamente. Durante esse tempo, você pode pensar em como a compra impactaria seu orçamento. Isso pode não ser necessário para todas as despesas, mas certamente pode ajudar você a economizar em compras maiores.

*Com informações de Yahoo Finance.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.