‘Ataque virulento’, denúncia contra cursinho de SC que comparou Lula a Hitler é aceita pelo MPF

A polêmica envolvendo um curso preparatório de Criciúma, que comparou o presidente Lula (PT) a Hitler e Mussolini no texto de uma apostila, ganhou novos desdobramentos em Santa Catarina.

O MPF (Ministério Publico Federal) confirmou, ao ND+, nesta quarta-feira (29) que recebeu uma denúncia contra a empresa e que está analisando a situação.

Denúncia contra cursinho de SC que comparou Lula a Hitler é aceita pelo MPF – Foto: Internet/Reprodução/ND

Na segunda-feira (27), o Procon de Criciúma também notificou o proprietário do cursinho para que preste esclarecimentos em dez dias. Além disso, o caso foi levado ao Ministério da Justiça.

Em nota, o Domina Concursos afirmou que não concorda com qualquer ataque a honra de agentes públicos, entidades ou demais setores e disse que está à disposição para esclarecimentos. (leia íntegra abaixo).

“Em mais de oito anos no mercado e milhares de apostilas comercializadas, a Domina Concursos sempre prezou pelo respeito de todas as pessoas e entidades citadas em seus materiais”, destacou.

Entenda a denúncia

O Procon informou que a apostila, alvo de denúncia, traz nas páginas de Conhecimentos Gerais um “ataque virulento com fake news contra autoridades da República”.

Segundo o órgão, o texto compara o presidente Lula a Hitler e Mussolini, ataca integrantes do STF, questiona os resultados das eleições com urnas eletrônicas e se refere à ex-presidente Dilma Roussef como “búlgara insignificante”.

A apostila era vendida para concurseiros que tentam vaga de professor de Artes na Prefeitura de Garopaba, no Sul catarinense. A última prova está marcada para este domingo (2).

“Fascista” e “bolsa esmola”

O caso chegou até as autoridades após o vereador Jean Ricardo (PSB) e o presidente do PSOL de Florianópolis, Leonel Camasão, protocolarem uma denúncia contra a empresa no MPF e também no Ministério da Justiça.

Na representação ao MPF, assinada pela advogada Eduarda Medeiros, a denúncia aponta crimes de calúnia e difamação, além de xenofobia, no caso das citações da ex-presidente Dilma.

Segundo a denúncia, o PT, partido do presidente, é apontado na apostila como “fascista” e o Programa Bolsa Família, criado há 20 anos, de “Bolsa esmola”.

O ministro do STF, Dias Toffoli, é citado como envolvido em desvios de dinheiro público no Acre. Além disso, há afirmações de ter ocorrido fraude com as urnas nas eleições de outubro de 2022 e 2014.

Nota

A empresa informa que repassou a referida situação ao departamento jurídico, que prestará todos os esclarecimentos ao órgão de proteção ao consumidor. Por fim, reiteramos que não concordamos com qualquer ataque a honra de agentes públicos, entidades ou demais setores. Em mais de 8 (oito) anos no mercado e milhares de apostilas comercializadas, a Domina Concursos sempre prezou pelo respeito de todas as pessoas e entidades citadas em seus materiais. Temos a certeza que os fatos serão todos esclarecidos, nos colocando sempre à disposição. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.