Garopaba: 7 coisas para você fazer na Praia do Siriú

Garopaba é um município do litoral Sul de Santa Catarina. Localizada a 76 quilômetros de distância da capital do Estado, fica entre Palhoça (da paradisíaca Guarda do Embaú) e Imbituba (da idílica Praia do Rosa).

Foto da Praia do Siriú em Garopaba. No meio a extensa faixa de areia com vegetação de restinga. Do lado direito o mar e do lado esquerdo e ao fundo morros verdes.

A Praia do Siriú é a mais extensa de Garopaba e reúne vários atrativos naturais – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Do total de 10 praias, a do Siriú é a mais extensa de todas, tendo aproximadamente quatro quilômetros. Essa extensão toda concentra um conjunto enorme de atrativos naturais. Reúnem-se por lá enormes dunas de areia, lagoa, rio, cachoeiras próximas, morros e quando chove bem, junta-se a esse time as piscinas naturais.

Essa praia de Garopaba está dentro de uma unidade de conservação estadual, que é a Área de Proteção Ambiental do Entorno Costeiro. Seu canto Sul é mais deserto e sem infraestrutura, já o Norte é ideal para famílias com crianças e conta com restaurantes, comércio e hospedagem.

A Praia do Siriú fica entre a Praia da Gamboa e a Praia de Garopaba. Vamos usar essa última, que fica no Centro da cidade, como ponto de referência para chegar a do Siriú e a partir daí apresentar cada canto lindo dessa praia e o que fazer por lá.

1. Avistar baleias francas do alto do Mirante de Garopaba

Foto de uma baleia pulando no mar na Praia de Garopaba. Ao fundo um barco barco de pescador e a encosta rochosa da praia.

Avistamento de Baleia Franca em Garopaba – Foto: Daniel Rodrigues

A Praia do Siriú fica ao Norte da Praia de Garopaba, a mais central de todas do município. O que sinaliza o fim de uma e o começo da outra é uma escadaria de madeira instalada em um costão rochoso. Assim que a escada termina há uma grande pedra com vista privilegiada para avistamento das baleias francas.

Este é um dos melhores locais para avistá-las em Garopaba. Tanto é assim que os biólogos do “Projeto Cetáceos”, destinado à pesquisa e educação ambiental, se posicionam por ali para monitorá-las. Garopaba é uma das três cidades da região Sul de Santa Catarina que faz parte da “Rota da Baleia Franca”, um destino turístico destinado à observação das baleias nas águas catarinenses. As gigantes do mar costumam aparecer no Estado entre os meses de julho e novembro.

Saindo do mirante natural e seguindo reto por uma pequena trilha bem demarcada, em poucos minutos você estará nas areias da Praia do Siriú.

2. Praticar sandboard nas maiores dunas de areia de Garopaba

Foto da Praia do Siriú em Garopaba. No centro as dunas de areia. Do lado direito o mar e do lado esquerdo a vegetação e morros verdes, que também aparecem ao fundo.

Com 3,5 de extensão e picos que podem chegar a 40 metros, as dunas do Siriú são as maiores de Garopaba – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Chegando na Praia do Siriú, ao lado direito estará o mar e à esquerda estarão as “costas” das dunas de areia. Para você ter uma ideia da dimensão desse monumento natural, são cerca de 3,5 quilômetros de extensão e morros de areia que podem chegar a 40 metros de altura.

A principal atração nestas dunas de Garopaba é praticar sandboard, o surf nas areias. Quem tem experiência ou quer se desafiar, escolhe uma prancha mais estreita e vai em pé. Os mais cautelosos ou menos experientes podem escolher pranchas mais largas e irem sentados, num típico skibunda.

Como os morros de areia têm tamanhos irregulares, você pode optar por descer pelos menores. A diversão é válida tanto para adultos quanto para crianças e os equipamentos podem ser alugados ali mesmo durante o ano inteiro.

Quem não é adepto à tamanha aventura, pode escolher apenas caminhar em cima das dunas e ter uma vista privilegiada do mar. Além disso, após um dia de chuva o caminhante terá bonitas surpresas em meio a tanta areia.

3. Tomar banho nos “Lençóis do Siriú”

Assim como o Maranhão tem os “lençóis maranhenses”, Garopaba tem os “lençóis do Siriú”. Tomando as devidas proporções, o fenômeno que ocorre nos dois locais é o mesmo. Em períodos chuvosos, a água empoça nos desníveis da areia e forma piscinas naturais no meio das dunas.

Mesmo não sendo tão grandes, é possível sim tomar banho nas piscinas naturais na Praia do Siriú, em Garopaba. O melhor período para isso é logo após dias de chuva, assim a água estará nova e mais limpa. A maior e principal delas fica em direção ao Paralelo 28º Sul.

Agora, se não quiser tomar banho ou a temperatura não estiver boa para isso, não deixe de conhecê-las. A paisagem é linda e vale a pena sua visita.

4. Surfar na Praia do Siriú

Por ser uma praia de mar aberto, as águas são mais agitadas no Siriú, o que as torna boa para surfar. Já para quem prefere águas mais calmas, tem à disposição a Lagoa do Macacú.

5. Tomar banho e praticar esportes náuticos na Lagoa do Macacú

Foto da Praia do Siriú em Garopaba. No centro as dunas de areia. Do lado direito o mar. Do lado esquerdo, a vegetação de restinga separa as dunas da Lagoa do Macacú que corre paralela a morros verdes até se encontrar com o mar.

A Lagoa do Macacú corre paralela ao mar até se encontrar com ele no canto Norte da Praia do Siriú – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba

O lado Sul da Praia do Siriú, onde está o mirante de Garopaba e as dunas de areia, é praticamente deserto e sem infraestrutura de apoio. À medida que se caminha em direção ao Norte da praia, o movimento começa a aumentar e aparecem opções de hospedagem, bares e restaurantes.

A parte Norte é a mais procurada pelas famílias, tanto por causa da infraestrutura quanto das águas tranquilas da Lagoa do Macacú. O local é ideal para banho, especialmente para quem está com crianças ou simplesmente prefere águas calmas.

Outra ótima pedida é alugar um caiaque ou uma prancha de stand up paddle e passear pela lagoa, que em seu trecho final encontra o mar da Praia do Siriú.

6. Fazer trilhas entre praias de Garopaba

O que separa a Praia do Siriú da Praia da Gamboa é um morro que leva o nome da primeira. Chegar na vizinha é simples indo para pelo asfalto, mas é possível também percorrer uma trilha de nível moderado em meio à mata fechada. Esse caminho, entretanto, é indicado para quem tem um certo preparo físico.

O percurso tem em média quatro quilômetros e não conta com sinalização. Por esse motivo e também por haver trechos mais perigosos, a recomendação é fazê-la sempre na companhia de um guia. Uma das agências turísticas que operam na cidade é a Amo Garopaba Turismo.

Ao longo do trajeto há algumas pequenas “janelas” onde se pode ver o mar pela trilha. Ao chegar na Praia da Gamboa é possível finalizar a experiência indo a mais um mirante de observação das baleias francas.

7. Assistir ao nascer do sol

Dizem que assistir o nascer do sol em Garopaba na Praia do Siriú é especial. O melhor local para observá-lo é no canto Norte da praia, onde começa o costão e tem um amplo gramado.

Onde fica e como chegar em Garopaba?

Garopaba fica no litoral Sul de Santa Catarina, fazendo divisa com Palhoça, ao norte, e Imbituba, ao sul. A cidade fica distante 75 quilômetros de Florianópolis.

Garopaba não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Floripa, a cerca de 75 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até Garopaba.

Distância de Joinville a Garopaba: cerca de 230 quilômetros. O acesso é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Distância de Blumenau a Garopaba: 203 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Florianópolis a Garopaba: aproximadamente 75 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-101, com pedágio pelo percurso.

Distância de Criciúma a Garopaba: 141 quilômetros, via BR-101.

Distância de Lages a Garopaba: 260 quilômetros. O principal acesso é pela BR-282, passando por pedágio.

Distância de Chapecó a Garopaba: 585 quilômetros. A principal via de acesso é a BR-282, com pedágio pelo caminho.

Como chegar à Praia do Siriú em Garopaba?

A Praia do Siriú fica a seis quilômetros de distância do Centro de Garopaba. O principal acesso da área central à praia é pela Rodovia Jovino Piucco.

Vindo de cidades do Sul de Santa Catarina, o principal acesso a Garopaba é pela BR-101 e SC-434. Já para quem vem do Norte catarinense, a Praia do Siriú fica antes do Centro de Garopaba. Neste caso, o acesso é pela saída 253 da BR-101 em direção à Rua Tobias Raupp de Sá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.