Empresários suspeitos de liderar facção criminosa em SC e no RS são alvo da Operação Turrim 

Nesta terça-feira (29), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina realizaram a Operação Turrim, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava nos dois Estados. Ao todo, 53 pessoas foram presas. Além das prisões, automóveis de luxo, armas de fogo, drogas e celulares foram apreendidos. Houve, também, o bloqueio de contas bancárias.

Cerca de 250 agentes do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Polícia Civil dos dois Estados participaram da ação, que cumpriu 140 ordens judiciais, sendo 65 de prisões preventivas e temporárias em Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Campo Bom, Estância Velha, Capão da Canoa, Morrinhos do Sul, Torres, Três Cachoeiras e Mampituba (RS); e em Praia Grande, Passo de Torres, Araranguá e São João do Sul (SC).

Segundo a corporação, dentre os alvos de prisão preventiva, estão um advogado criminalista, um ex-policial militar e dois empresários de Torres, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e com execuções de quem prejudicasse o esquema.

“Dois dos principais alvos da ofensiva policial deflagrada hoje (empresários do ramo imobiliário e de gastronomia) exerciam funções de liderança no grupo criminoso, tendo ocorrido execuções de desafetos e de traficantes de facção rival, justamente com o intuito de monopolizar a venda de entorpecentes na região litorânea gaúcha”, diz a polícia.

Conforme as investigações que iniciaram há mais de 12 meses, eles agiam por meio de um “gerente”, um apenado da Penitenciária Modulada de Montenegro, para executar rivais. Ambos teriam ordenado matar cinco pessoas em pouco mais de um ano.

“Com os lucros obtidos com a mercancia das drogas, essas lideranças, na posse das maiores quantias, sustentavam verdadeiras vidas de luxo, adquirindo veículos de alto valor agregado, residindo em apartamentos situados em bairros nobres, próximo ao mar, além de realizarem gastos com viagens e compras de terrenos e imóveis. Alguns dos indivíduos que também se locupletavam do tráfico de drogas já se encontravam presos no sistema penitenciário, onde utilizavam os lucros para obterem regalias nos estabelecimentos prisionais”, de acordo com a polícia e o MP.

O post Empresários suspeitos de liderar facção criminosa em SC e no RS são alvo da Operação Turrim  apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.