TRADIÇÃO, CULTURA E GASTRONOMIA: Em edição histórica, 23ª Quermesse reúne 60 mil pessoas em Garopaba

Reconhecida como a maior festa da cidade, a 23ª Quermesse de Garopaba cativou todos aqueles que prestigiaram o evento. Foram cinco dias de emoção, de música, gastronomia e tradição. Cerca de 60 mil pessoas participaram da festança, que encerrou neste domingo (11), na Praça Governador Ivo Silveira.

“Fiquei muito feliz de ver tantas famílias da nossa comunidade participando da festa, que é tão intrínseca à história da cidade. Também foi uma enorme satisfação receber pessoas de diferentes estados no parque, potencializando o nosso turismo, e aquecendo diferentes frentes da nossa economia. Mas o que mais me deixa contente é ver que o verdadeiro resultado da festa transcende ao entretenimento, e continua chegando até a nossa população, através da arrecadação das entidades participantes do evento, com suas barraquinhas e quitutes à venda”, afirmou o prefeito Junior Abreu.

É que a 23ª Quermesse foi uma edição histórica no que diz respeito à praça gastronômica, que contou com uma diversidade de cardápio com comidas típicas, como a tainha assada, a canjica, o bauru, o pinhão e muito mais. Por ali também tinham bebidas geladas e quentes, como o delicioso quentão, um dos sucessos da comemoração. Tudo preparado com carinho por 20 entidades sociais, sem fins lucrativos do município que, durante esta segunda-feira (12), contabilizaram uma arrecadação de 600 mil  – um sucesso.

“É uma satisfação grande fazer parte da maior festa que acontece no nosso município. Com relação a expectativa de arrecadação, graças à organização e a Deus, foi dentro do que imaginamos. Recursos para que a gente dê manutenção nos complexos, na igreja, no salão, que acaba servindo à comunidade”, conta o presidente do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC), do bairro Encantada, Vanderlei Flor Pereira.

Outro lugar especial também importante de ser citado foi a Feira de Artesanato. Ao todo, 38 artesãos participaram, tendo a oportunidade de mostrar o trabalho feito à mão à milhares de visitantes. Tinha calçado feito com jeans, laços de fita, toalhinhas bordadas e pintadas, panelas de barro, tricô, madeiras recicladas transformadas em placas coloridas, entre outros artesanatos exclusivos.

“Nesta edição, decidimos colocar artesãos em um lugar de destaque, bem na entrada principal. E fez toda diferença para eles. Ficamos muito felizes em vê-los em ajudar a engrandecer esse protagonismo local, o amor em forma de arte. O amor e o serviço da nossa gente”, completa a diretora de Cultura, Camila Rozetti da Rosa.

Ao lado da Feira de Artesanato,  algumas associações apresentaram o trabalho feito, em uma passarela de conhecimento, voluntariado e amor à cidade. Uma forma de apresentar aos visitantes da festa diversas ações sociais, integradas ao cotidiano de Garopaba.

Atrações

No palco, a melodia foi inspirada na variedade e contemplou todos os gostos. Teve rock, reggae,  rap, hip hop, bem como mpb, sertanejo, gospel, samba, acústico, música latina e muito mais. “A gente quer viver da música, por isso, ganhar essa oportunidade incrível de estar diante desse público na Quermesse, cantar covers e músicas autorais da nossa banda, foi irado”, ressalta o vocalista e guitarrista da One Breeze, Guilherme Kovaski. A 23ª Quermesse ainda contou com outras participações, como apresentações de dança, de teatro, terno de reis, boi-de-mamão, capoeira e contação de histórias. A corte também esteve presente, visitando todos os espaços do evento, para recepcionar os participantes, ao transmitir todo o sentimento de quem mora em Garopaba.

“Uma das coisas que mais me deixou muito feliz nesta festa, foi a tamanha valorização dos nossos artistas locais e a maestria com que se apresentaram”, pontua o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Serginho Lima.

Das atrações locais para as nacionais, o olho brilhou dos fãs do sertanejo. Na quarta-feira, 7, Amado Batista cantou clássicos da carreira como Desisto (1977) e Menininha, Meu Amor (1985) para 15 mil pessoas. Na quinta-feira, 8, foi a vez do cantor Gustavo Mioto aquecer o coração de 20 mil pessoas. Na sexta, 9, o palco principal recebeu a dupla Bruno & Barreto em um espetáculo de música sertaneja, com um público total de 15 mil. Para fechar os shows nacionais, Paulinho Mocelin cantou vanerão, xote, chamamé e muito mais, para 10 mil pessoas.

“Foram shows para toda a família garopabense. Os pais puderam se divertir e também trazer os filhos para assistir. E proporcionamos aos presentes toda a estrutura, com mais de 10 mil m², para aproveitarem tranquilos, e com muita alegria”, complementa o vice-prefeito Guto Chaves.

Intervenção ao vivo 

A personagem Tainha e o personagem Nativinho despertaram sorrisos com as entrevistas descontraídas, nas transmissões ao vivo, nas redes oficiais do Governo de Garopaba. A ideia teve o objetivo de complementar o que acontecia em cada espaço do evento, ao fazer intervenções com o público e mostrar os bastidores de todo o evento – com autenticidade e tradição. O nome da Tainha é inspirado na Pesca Artesanal da Tainha, patrimônio material e imaterial do município.

“A proposta é vista em grandes festivais, e surpreende o povo que assistia, e quem também participou. E todo esse contato direto com o público e com os artistas, é uma oportunidade de criar novas memórias, e proporcionar um espaço para dar voz e vez a todos – e o melhor de tudo, fazendo o que a gente gosta: comunicação”, revela a jornalista Kamila com K, que foi a personagem Tainha, pelo segundo ano consecutivo.

Desfile e Baliza de Carro de Boi

Em movimento, o autêntico canto estridente anunciava a passagem dos carros de boi pela Lagoa das Capivaras. Os proprietários das juntas de boi e de cabrito acordaram cedo para estarem ali e participar do Desfile e da Baliza de Carro de Carro de Boi, que ocorreu ao longo do último dia da festa, neste domingo (11). Foi um verdadeiro espetáculo, que trouxe à tona a memória viva da população, preservada em mais uma edição da Quermesse. Ao todo foram 60 participantes.

“Um dos momentos mais tradicionais, um encontro de diferentes protagonistas que mantêm viva a história garopabense”, completa o secretário de Agricultura e Pesca, Fabiano Abreu.

Cada um levou para casa uma saca de ração, sendo que os vencedores puderam contar com ainda mais unidades, além da premiação. Confira abaixo os vencedores.

BALIZA 
1º Airton Francisco (Encantada)
2º Vilto Araujo (Ambrosio)
3º Miguel Carlsen (Ambrósio)

CARRO MAIS TRADICIONAL 
1º Igor Cardoso (Ressacada)
2º João dos Santos (Limpa)
3º Joaquim Pereira (Macacú)

JUNTA MAIS PARELHA
1º Antônio Vieira (Limpa)
2º Maurino Valerio (Areias de Macacu)
3º Rento Melo (Costa do Macacu)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.