8 motivos para você curtir praias em SC no outono

A alta temporada de praias em SC se encerrou com o fim do verão. Ainda assim tem muita gente que curte estar no litoral em outros períodos do ano e há vários motivos para isso! O outono, por exemplo, é uma boa estação para estender a permanência pelas areias. Presença de sol, dias quentes e menos chuvas são algumas das características da estação, especialmente no Sul do Brasil.

Além das questões meteorológicas, há outros motivos para você curtir as praias em SC durante o outono. Fique com a gente e descubra quais são eles!

1. Temperaturas amenas e dias ensolarados

O outono é uma estação de transição entre o calor do verão e o frio do inverno e pode apresentar características do clima de ambas. É comum, por exemplo, o amanhecer ser de temperaturas mais frias e no decorrer do dia aumentarem gradativamente.

O sol costuma estar bastante presente no outono e as chuvas, ao contrário, são reduzidas. Ou seja, é uma ótima combinação para abrir uma cadeira ou estender uma canga na areia de uma das praias em SC.

2. Possibilidade de aumento nas temperaturas

Praia da Daniela, no Norte de Florianópolis – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND

Justamente por ser uma estação intermediária e que apresenta características tanto do verão quanto do inverno é que é comum haver dias mais quentes durante o outono. Especialmente no início da estação, os termômetros podem subir. No mês de maio, aliás, costuma acontecer o veranico – fenômeno meteorológico responsável por um calor intenso e fora de época.

Essa condição pode durar por dias e até semanas. Sabe o que isso significa? Vai dar para frequentar praias em SC incluindo o banho de mar. As praias no Norte de Florianópolis, por exemplo, são conhecidas por terem água menos gelada. Com dias seguidos de temperatura mais alta e sol, elas ficam ainda mais agradáveis.

3. Praias mais vazias

Com o fim da alta temporada – que une o verão, férias escolares e coletivas e festas de fim de ano – as praias em SC costumam ficar menos movimentadas. Em feriados prolongados e em dias de sol e maior calor, a movimentação aumenta, mas não se compara com os primeiros meses do calendário em que os turistas formam multidões.

Isso significa mais espaço na areia, mais liberdade para caminhar ou correr pela orla da praia e menos barulho. Se você gosta de mais tranquilidade, o outono pode ser uma boa estação para curtir as praias em SC.

Dependendo do local a ser visitado, quiosques e outras estruturas de alimentação podem estar fechados. Isso porque em algumas praias eles funcionam apenas na alta temporada. Por isso, uma dica é escolher uma praia mais urbanizada, onde haja bares, restaurantes e supermercados perto da orla.

Quer algumas opções? No litoral Norte, na cidade de São Francisco do Sul, opte pela Praia da Enseada ou pela Prainha; em Barra Velha, pela Praia Central; em Penha, a Praia Alegre.

Já no litoral Centro-Norte, a Praia Central, de Balneário Camboriú, e as praias de Bombas e Bombinhas, em Bombinhas, são exemplos de praias mais urbanizadas. Mais ao Sul, a Praia da Vila, em Imbituba, é a mais central; e em Laguna é a Praia do Mar Grosso.

Com mais de 500 quilômetros de litoral, há praias em SC estruturadas para receber os visitantes o ano inteiro. Agora, se você prefere os paraísos isolados que costumeiramente são menos movimentados, opções não faltam também. Neste caso, apenas lembre-se de ir preparado com lanches.

4. Hospedagens mais baratas

Com a diminuição da procura dos turistas pelas praias em SC depois do verão, o valor das hospedagens fica mais acessível. Outro forte ponto positivo para aproveitá-las no outono.

As opções são muitas no litoral catarinense. Há, por exemplo, grandes hotéis, hotéis de luxo, pousadas de luxo, resorts, pousadas temáticas e também pousadas românticas. Basta avaliar a que mais agrada e cabe no bolso e reservar.

5. Conhecer a cultura e a história local

Ribeirão da Ilha – Foto: Leo Munhoz/ND

Além de curtir as praias em SC no outono, você pode aproveitar para fazer um tour histórico e cultural pelas cidades do litoral catarinense. Pela capital do estado, por exemplo, você terá muitos cantos a desbravar e histórias para conhecer.

O Centro de Florianópolis é um lugar riquíssimo em espaços de memória. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, por sua vez, guardam ainda hoje registros da imigração açoriana no Estado.

O Centro Histórico da litorânea São Francisco do Sul é outro lugar que você precisa conhecer. São 400 casarões centenários tombados como patrimônio histórico, além da vista linda para a Baía de Babitonga.

Quando estiver se programando para visitar as praias em SC, acrescente na lista também Garopaba e Laguna. Ambas possuem registros históricos nas áreas centrais da cidade, que esbanjam charme também. Em Palhoça, vale a visita à pequena Enseada de Brito.

6. Fazer trilhas

O clima do outono é bastante propício para caminhadas e trilhas pelas praias em SC. Não tão quente, nem tão frio. Além de poder fazer trilhas dentro de parques e em morros, como no do Careca e do Gavião, em Balneário Camboriú você também pode optar por trilhas com vista para o mar. Elas estão em diferentes cidades, como Florianópolis, Imbituba e Garopaba.

Na paradisíaca Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, é possível fazer várias delas. Tem trilha que contorna o costão rochoso, que sobe até a Pedra do Urubu com vista panorâmica e outra até o Vale da Utopia.

Em Florianópolis, você encontra dezenas de opções de trilhas, entre elas a famosa e desafiadora trilha da Lagoinha do Leste. Existem outras, entretanto, muito mais leves e fáceis. É o caso por exemplo da trilha do Gravatá e da histórica Costa da Lagoa.

Na famosa Praia do Rosa, em Imbituba, também há trilhas. Uma delas conduz até piscinas naturais. Esses são apenas alguns dos incontáveis caminhos pela natureza que você pode fazer durante o outono nas praias em SC.

7. Visitar parques e áreas ao ar livre

Beto Carrero World está localizado em Penha – Foto: Beto Carrero World/Reprodução

Vamos começar pelo parque mais famoso que fica em uma das praias em SC: o Beto Carrero World. É na cidade de Penha, no litoral Centro-Norte, onde está instalado o maior parque multitemático da América Latina. São 14 milhões de metros quadrados e mais de 100 atrações para se divertir em família.

Na mesma linha de parques de diversão em praias em SC, no município de Balneário Camboriú você pode se divertir no Parque Unipraias. Fora da alta temporada, o movimento é menor e será mais tranquilo aproveitar as atrações.

Além dos parques de diversão, você pode conhecer os parques ecológicos e áreas verdes das cidades praianas. Em Balneário Camboriú, há o Parque Natural Raimundo Gonzalez Malta e o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd. Em ambos é possível fazer piquenique no gramado. Como o outono tende a ser uma estação menos chuvosa, essa pode ser uma boa oportunidade para isso!

Seguindo o roteiro em outras cidades de praias em SC, em Itajaí você encontrará o Parque Natural Municipal do Atalaia. Em Florianópolis, as opções são muitas, de parques ecológicos como o do Córrego Grande e do Rio Vermelho a parques mais centrais.

Já no município vizinho de Palhoça fica a porta de entrada de uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil: o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

8. Aproveitar restaurantes menos movimentados

Aproveite o outono para conhecer bons restaurantes nas praias em SC com bem menos movimento que na alta temporada. As cidades litorâneas têm uma gastronomia rica em frutos do mar e peixes e você pode experimentar pratos com alimentos bem fresquinhos. Algumas opções são as ostras de Florianópolis, a tainha recheada com pirão de camarão, anchova e corvina assadas ou grelhadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.