Adriano de Souza e Laura Raupp vencem o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Garopaba

Mais uma vez, a Praia da Ferrugem não decepcionou entre os dias 4 e 7 de maio e acolheu atletas de altíssimo nível durante a segunda edição do Circuito Banco do Brasil de Surfe, evento promovido pela World Surf League, WSL, e com total apoio do Governo de Garopaba, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento.

Adriano de Souza e Laura Raupp vencem o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Garopaba

Com boas ondas na casa de meio a um metro, durante os quatro dias de evento, cerca de 150 atletas de todo o Brasil e do exterior estiveram presentes para disputar onda a onda com show de aéreos e manobras. E esse espetáculo, foi visto de pertinho na melhor arquibancada do esporte, a areia.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Sérgio Pacheco de Lima, a Capital Catarinense do Surf, merece cada vez mais eventos de altíssimo nível na modalidade onde todos são beneficiados.

“Não é à toa que Garopaba se tornou a Capital Catarinense do Surf e devemos honrar esse título. Eventos como esse, de grande porte, reverberam muito, levando o nome de Garopaba pelos quatro cantos do mundo. Com isso todos ganham. Rede de pousadas, restaurantes, comércio local e moradores, conseguem um movimento econômico em todos os aspectos, gerando mais renda e oportunidades. E para os amantes do esporte e atletas amadores, é uma aula de profissionalismo dentro e fora d’água, pois agrega troca de informações em todos os âmbitos”, afirma o secretário.

Cada nota foi disputada onda a onda e os atletas não deram mole, fazendo cada décimo ser valioso e segundos finais cruciais. Destaque no último dia para a atleta de Garopaba, Alexia Monteiro, que perdeu na semifinal para a surfista de Arraial do Cabo, RJ, Karol Ribeiro, por 8,40 a 6,07. Com isso, Alexia ficou com a terceira colocação.

Nas finais, a local de Florianópolis derrotou Karol Ribeiro. E Mineirinho registrou um novo recorde de 17,50 pontos no confronto de gerações com o paulista Gabriel Klaussner, que tem metade dos seus 36 anos de idade.

Com a vitória, Adriano de Souza assumiu a liderança no ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe e Tainá Hinckel segue na frente do feminino.

A etapa de Garopaba foi a segunda das cinco etapas de 2023 e as próximas estão marcadas para o mês de agosto, em locais a serem anunciados pela WSL Latin America.

 Atletas da casa

Destaque para os locais que também participaram do evento. No masculino, Roni Ronaldo, beneficiado pelo bolsa atleta municipal, foi convidado representando a Associação de Surf de Garopaba, ASG. Marcio Silva, convidado representando a Associação de Surf da Praia da Ferrugem, ASF. Yuri Gonçalves como convidado WSL, Rodrigo Couto, beneficiado também bolsa atleta municipal, entrou com Wild Card e representando a ASF e Felipe Ximenes, também com Wild Card e representando a ASG.

No feminino, a atleta Pamela Mel, beneficiada pelo bolsa atleta municipal, entrou como Wild Card e representando a ASF. Maya Carpinelli, também como Wild Card e representando a ASG e Alexia Monteiro beneficiado pelo bolsa atleta municipal.

Pesca da Tainha

Um acordo foi firmado entre colônia de pescadores da Zona 12, comunidade do bairro Capão e associações de surf, para que o evento acontecesse em plena safra da tainha.

A captura pelo pescado iniciou dia 1º de maio e vai até 31 de julho e os sistemas de bandeiras, bem como o acordo consensual realizado em abril, permanecem.

“Queremos agradecer aos pescadores e a toda comunidade do Capão pela flexibilidade em podermos trazer um evento como este para a nossa cidade. Recomendamos que os surfistas continuem com respeito e bom senso aos pescadores, e fiquem atentos às bandeiras de sinalização. É uma época que também movimenta a economia local, pescadores dependem da captura para gerar renda, emprego e por ser tratar de uma tradição que existe há anos no litoral catarinense”, finaliza o diretor de Esporte, Vitor Goulart.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.