O que você não deve comer para evitar a calvície, segundo cirurgião de transplante capilar

Você sabia que a saúde dos cabelos depende da sua alimentação? Segundo o médico Mehmet Erdogan, especialista em transplante capilar e cofundador da Smile Hair Clinic, há um alimento que deve ser excluído do seu cardápio para evitar a calvície, devido ao seu alto teor de mercúrio.

Pessoa pegando em cabelo

Saiba como evitar a calvície – Foto: Canva/ND

Conforme Erdogan, o principal vilão é o atum enlatado. Isso ocorre porque o peixe pode conter altos níveis de mercúrio, um metal pesado que, em níveis elevados, prejudica os folículos capilares e está associado à queda de cabelo.

Além disso, o especialista revelou que a ingestão excessiva de mercúrio, proveniente do atum, causou queda de cabelo em uma mulher de 43 anos. Por isso, consumir até mesmo um sanduíche de atum por dia pode elevar a ingestão de mercúrio em até 7,8 vezes mais do que a média recomendada, o que não só pode afetar a saúde capilar, mas também o sistema nervoso e os rins.

Segundo um estudo da FSA (Food Standards Agency) confirma que o mercúrio se acumula no atum, especialmente quando o peixe é capturado em áreas contaminadas, resultando em níveis mais altos de mercúrio comparados a outros tipos de peixe.

A FSA também recomenda que mulheres grávidas limitem o consumo de atum a no máximo quatro latas por semana, mas as consequências para os cabelos são válidas para todas as pessoas.

Outros alimentos que você deve passar longe para evitar a calvície

Erdogan também alerta sobre outros alimentos que, quando consumidos em excesso, podem afetar a saúde capilar. Entre eles, destacam-se:

Alimentos ricos em óleo de peixe

Embora o óleo de peixe seja conhecido por seus benefícios, o consumo excessivo de peixes como salmão, sardinha e anchovas pode contribuir para a queda de cabelo. Um estudo realizado por pesquisadores estadunidenses, em 2022, com ratos observou que uma dieta rica em gordura, com elevado consumo de óleo de peixe, resultou em significativa queda de cabelo.

Alimentos ricos em açúcar

A ingestão excessiva de açúcar tem mostrado ser prejudicial para os folículos capilares, causando inflamação e distúrbios metabólicos. Uma pesquisa com 1.000 homens, realizada em 2022, revelou que aqueles que consumiam níveis elevados de açúcar apresentaram queda de cabelo em maior proporção do que os que mantiveram uma ingestão de açúcar mais controlada.

Muitos alimentos considerados “saudáveis”, como iogurtes aromatizados, cereais matinais e até mesmo pães, podem esconder grandes quantidades de açúcar, contribuindo para esse problema.

Imagem de peixes em cima de tabua de madeira

Se você deseja evitar a calvície deve deixar de comer atum enlatado – Foto: Canva/ND

 

Alimentos que previnem a queda de cabelo

Embora você deva excluir alguns alimentos para evitar a calvície, outros oferecem benefícios para a manutenção de fios saudáveis. O Dr. Erdogan destaca:

Ovos

Os ovos são uma excelente fonte de proteínas, biotina e vitamina D, nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento do cabelo. A proteína encontrada nos ovos é fundamental, pois os fios de cabelo são compostos principalmente por queratina, e a biotina ajuda o corpo a produzir essa proteína.

Espinafre

O espinafre é uma excelente fonte de ferro, vitamina C, vitamina A e ácido fólico, nutrientes que ajudam a prevenir deficiências nutricionais e protegem a saúde do cabelo. A falta de ferro e vitaminas essenciais pode levar à queda de cabelo, e o espinafre é uma ótima opção para evitar essas deficiências.

Mulher segurando pente em mão com fios de cabelo

A falta de ferro e vitaminas essenciais pode levar à queda de cabelo; assim você consegue evitar a calvície – Foto: Canva/ND

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde capilar. Evitar o consumo excessivo de alimentos como o atum e outros ricos em mercúrio e açúcar pode ajudar a evitar a calvície. Por outro lado, a inclusão de alimentos ricos em proteínas, biotina, ferro e vitaminas, como ovos e espinafre, pode fortalecer os fios e garantir que seu cabelo se mantenha saudável.

Adicionar aos favoritos o permalink.