Ação desesperada: vídeo mostra passageiros de avião apagando incêndio com garrafinhas de água

Passageiros e tripulantes de um voo comercial na China tiveram que improvisar e usar garrafas de água mineral para apagar um incêndio no compartimento superior de bagagem do avião. A suspeita é que o fogo tenha sido causado pelo superaquecimento de um power bank, um carregador portátil de telefone celular. O caso aconteceu nesta quinta-feira (20).

Tripulação e passageiros apagaram incêndio com garrafas de água mineral em voo na China – Foto: FL360Aero/Reprodução/ND

A tripulação estava a bordo do voo HX115 da Hong Kong Airlines, que saiu da cidade no leste da China às 13h do horário local, com destino a Hong Kong.

Tripulação tenta apagar incêndio com garrafas de água mineral

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os compartimentos superiores da aeronave carbonizados, indicando que houve um incêndio. A causa, inicialmente, aponta para um carregador portátil que superaqueceu dentro de uma bolsa.

Veja momento em que tripulação e passageiros tentam apagar incêndio com garrafas de água:

Incidentes com power bank na Ásia já fizeram outras companhias proibirem equipamento em viagens

Incidentes envolvendo baterias em voos têm aumentado na Ásia, levando algumas companhias aéreas do continente, como Singapore Airlines, Thai Airways e a AirAsia, a proibirem o uso desse tipo de equipamento a bordo.

Dispositivos como os carregadores portáteis utilizam baterias de lítio, que podem causar incêndios devido à sua natureza inflamável e a potenciais falhas de fabricação que podem levar a superaquecimento e combustão, exigindo precauções de transporte e armazenamento. Por isso, é de extrema importância que passageiros comuniquem a eventual posse desses equipamentos antes de embarcarem em um voo.

*Com informações do R7

Adicionar aos favoritos o permalink.