Nem o intenso movimento de Carnaval na BR-101 mobilizou a Arteris Litoral Sul

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) alertou e a própria Arteris Litoral Sul informou o horário de pico da volta do Carnaval, pela BR-101.

Pois às 11h30 desta quarta-feira (5) – dentro dessa janela de intenso movimento – a praça de pedágio localizada em Palhoça, no sentido Norte, estava com cinco cancelas ativas das oito disponíveis para pagamento em dinheiro ou cartão.

Horário de pico no pedágio de Palhoça; situação complicada e muita paciência para os condutores - Diogo de Souza/ND

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Horário de pico no pedágio de Palhoça; situação complicada e muita paciência para os condutores – Diogo de Souza/ND

Ao menos três cancelas estavam desativadas ao longo desta quarta, em horário de pico - Diogo de Souza/ND

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Ao menos três cancelas estavam desativadas ao longo desta quarta, em horário de pico – Diogo de Souza/ND

Situação na praça de pedágio, em Palhoça, na Grande Florianópolis - Diogo de Souza/ND

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Situação na praça de pedágio, em Palhoça, na Grande Florianópolis – Diogo de Souza/ND

É evidente que esse déficit foi o suficiente para formar filas e incentivar a impaciência dos condutores que, em dado momento, passaram a buzinar.

Faltam trabalhadores?

Ao constatar três cancelas ativas, das cinco disponíveis, um condutor perguntou ao funcionário da praça de pedágio localizada em Palhoça o porquê daquele déficit justo em uma segunda-feira de Carnaval e de trânsito intenso.

“Não tem funcionário para trabalhar”, teria dito o operador de uma cancela.

O que diz a Arteris na íntegra

A Arteris Litoral Sul informa que, durante o feriado de Carnaval, não foram registradas filas superiores a 300 metros nas praças de pedágio sob sua gestão. A Concessionária realiza a operação de atendimento com base no volume de tráfego e no cumprimento dos parâmetros contratuais, garantindo a fluidez do trânsito nas rodovias.

O contrato de concessão estabelece como referência a extensão e o tempo de fila, sem determinar um número mínimo obrigatório de cabines em funcionamento. A gestão operacional é ajustada de forma dinâmica, permitindo que a quantidade de cabines ativas seja adequada à demanda, sempre atendendo aos parâmetros exigidos.

Além disso, é importante ressaltar que a operação envolve outros aspectos fundamentais, como intervalos regulamentares dos colaboradores, pausas para refeições e necessidades fisiológicas, além de procedimentos de segurança para o depósito de valores.

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