Professor lança livro sobre a presença negra em Santa Catarina

O professor doutor José Bento Rosa da Silva, referência nos estudos sobre  História e negritude no Brasil e História da África e da Diáspora, lança neste sábado (22), em Itajaí, sua livro: “Gente de Ébano – A Presença Negra em Santa Catarina – da Foz do Tijucas à Foz do Itajaí [entre Séculos XIX – XXI]”.

Foto mostra professor ao lado de livro que será lançado neste sábado (22)

Primeiro evento de lançamento do livro será em Itajaí neste sábado (22) – Foto: Divulgação/ND

O livro será lançado por meio do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos da Foz do Rio Itajaí em cinco eventos em cidades diferentes que compreendem rodas de conversa e distribuição gratuita das obras.

O primeiro evento de lançamento ocorre no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), às 18h, com mediação de Regina de Jesus Almeida. Na quarta-feira (26), é a vez de Balneário Piçarras, na Biblioteca Pública, às 19h, com mediação de André Pinheiro.

No quinta-feira (27), às 19h, o encontro será em Canelinha, no Espaço de Artes Galeão, com mediação de Jô Fornari. Haverá ainda lançamentos e rodas de conversa em Joinville, com mediação de Raquel Venera, e em Balneário Camboriú, na Comunidade Quilombola do Morro do Boi, com mediação de Sueli Marlete Leodoro.

Sobre o livro

O autor apresenta em sua 19ª obra uma continuidade de sua pesquisa de mais de 30 anos, ampliando as lentes do mapeamento para famílias afrodescendentes da Foz do Rio Itajaí à Foz do Rio Tijucas -sobretudo em decorrência dos meios de transporte fluvial e terrestre – com uso de fontes documentais (como arquivos públicos e privados, álbuns de famílias, registros de nascimentos, óbitos, casamentos).

O objetivo principal da obra é apresentar o protagonismo negro na formação sociocultural da região da Foz do Rio Itajaí à Foz do Rio Tijucas, seja na condição de escravizado, liberto e livre; tanto no período do sistema escravista, tanto como no imediato pós-abolição, até os dias atuais.

“Em Santa Catarina não existe, até o presente momento, uma obra capaz de suprir esta demanda. Acreditamos que a partir de um livro com esta perspectiva, os leitores terão a possibilidade de se perceberem também sujeitos da História”, diz um dos coordenadores editoriais do projeto – e sócio da Editora Traços e Capturas, responsável pela edição da obra, André Soltau.

O lançamento do livro tem patrocínio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Sobre o autor

José Bento Rosa da Silva é mineiro e mora em Itajaí desde 1982. Possui graduação em História pela Fundação do Pólo Regional do Vale do Itajaí (1985), mestrado em História pela PUC de São Paulo (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001).

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco do quadro permanente do programa de pós-graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: África – História – diáspora, abolição – trabalho, cidade – memória – porto, escravidão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.