“Coringa” de Jorginho e marido de deputada: quem é o novo controlador-geral do Estado

A ampliação da participação do MDB no governo Jorginho Mello (PL) resultou em uma inusitada mudança de função no gestão estadual. Exonerado da Fesporte para dar lugar uma indicação do MDB, o coronel do Exército Freibergue do Nascimento foi realocado no cargo de controlador-geral do Estado.

Jorginho define Freibergue como controlador-geral do Estado

Freibergue do Nascimento foi realocado da Fesporte para a Controladoria-Geral do Estado após acordo do MDB com o governador Jorginho Mello – Foto: Divulgação/ND

Criada em 2019, na reforma administrativa do governo Carlos Moisés, a Controladoria-Geral do Estado terá seu sexto comandante em seis anos de existência – quatro deles na gestão de Jorginho Mello. Freibergue do Nascimento vai substituir Pedro Waltrick de Souza Júnior, nomeado em agosto do ano passado.

Coronel estave em diversos cargos nos governos Jorginho e Bolsonaro

A escolha mostra a vocação de Freibergue do Nascimento como coringa na gestão de Jorginho Mello. Em menos de dois anos e meio de mandato, o coronel do Exército foi secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos da SC Participações e Parcerias (SCPAR), secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública e presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A trajetória multidisciplinar de Freibergue do Nascimento também foi demonstrada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019-2020), coordenador-geral do Ministério da Educação (2020-2021) e diretor dos Correios (2021-2022).

Freibergue do Nascimento é marido da deputada federal e ex-vice-governadora Daniela Reinehr (PL). Em nota, ele falou sobre seus planos para a CGE.

“Estou muito feliz de estar a frente da CGE, uma missão atribuída pelo governador Jorginho Mello. Penso que a CGE, assim como a Controladoria Geral da União, tem que trabalhar com prevenção, com capacitação e com segurança em todos os processos para que tenhamos qualidade no serviço público. Esta é uma diretriz do nosso governador Jorginho Mello, dar conforto e aconchego a todas as famílias catarinenses”, disse o novo controlador-geral do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.