Alerta de terremoto em São Paulo? O que se sabe sobre aviso emitido pelo Google

Moradores de diversas regiões foram surpreendidos com um alerta de terremoto em São Paulo, emitido na madrugada desta sexta-feira (14). O aviso, válido para diferentes áreas do Estado, foi emitido pelo sistema de detecção de tremores dos celulares Android. A notificação indicava a possibilidade de abalos sísmicos com magnitudes de 5,5 no litoral paulista.

Alerta de terremoto em São Paulo foi emitido pelo Google para usuários do sistema Android

Alerta de terremoto em São Paulo foi emitido pelo Google para usuários do sistema Android – Foto: Google/R7/ND

A Defesa Civil informou que o alerta não foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do estado, mas possivelmente por um serviço do Google.

“Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de SP. Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais”, informou ao R7. O Google ainda não se manifestou sobre o assunto.

Como funciona o sistema do Google que emitiu alerta para terremoto em São Paulo?

Nas últimas semanas, moradores de São Paulo têm recebido alertas sobre temporais. O alerta do Android funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia.

Além do aviso sobre terremoto em São Paulo, o sistema do Android também forneceu orientações de segurança, recomendando o uso de sapatos, a verificação das saídas de gás e a precaução para evitar construções que possam estar danificadas.

O Brasil não está localizado em uma zona de grande atividade sísmica, mas pequenos tremores ocorrem ocasionalmente, principalmente em áreas próximas ao litoral e regiões de falhas geológicas.

*Com informações do R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.