12 pessoas em situação de rua são acolhidas e levadas para tratamento em Chapecó

A Prefeitura de Chapecó realizou mais uma ação do Programa Mão Amiga, na manhã de quinta-feira (13),  para o acolhimento e recuperação de pessoas em situação de rua. A operação aconteceu no bairro São Pedro, onde 12 pessoas em situação de rua foram acolhidas.

12 pessoas em situação de rua são acolhidas e levadas para tratamento em Chapecó

As 12 pessoas em situação de rua foram encaminhados ao CAPS – Foto: Divulgação/Leandro Schmidt/ND

As pessoas em situação de rua foram encaminhados ao CAPS

Segundo Paula Gai, diretora de Acolhimento e Apoio aos Dependentes Químicos da Secretaria da Família e Proteção Social, todos foram encaminhados ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Dois deles iniciaram a internação ainda na quinta-feira, enquanto os demais passaram por avaliação médica e solicitação de internação via SISREG (Sistema Nacional de Regulação). Um dos pacientes permaneceu em leito no CAPS.

A operação contou com a participação de equipes da Secretaria da Família e Proteção Social, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Gerência de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos. O prefeito João Rodrigues acompanhou a ação e destacou os resultados da política pública adotada no município.

O Programa Mão Amiga já atendeu mais de 500 pessoas

O Programa Mão Amiga já atendeu mais de 500 pessoas – Foto: Divulgação/Leandro Schmidt/ND

“Chapecó foi uma das cidades pioneiras no Brasil a implementar um programa estruturado para moradores em situação de rua, envolvendo internação, tratamento e encaminhamento ao mercado de trabalho. Enquanto em grandes cidades essa população quase dobrou nos últimos dois anos, aqui houve uma redução expressiva, de 416 para 48 pessoas”, afirmou Rodrigues.

Desde sua criação, o Programa Mão Amiga já atendeu mais de 500 pessoas. Destas, pelo menos metade conseguiu se reerguer, muitas com emprego e reinserção familiar. Além disso, cerca de 100 seguem em tratamento em comunidades terapêuticas.

Cerca de 100 seguem em tratamento em comunidades terapêuticas

Cerca de 100 seguem em tratamento em comunidades terapêuticas – Foto: Divulgação/Leandro Schmidt/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.