Garopaba tem primeiro caso de Chikungunya e realiza medidas emergenciais de controle

A cidade de Garopaba registrou o primeiro caso de febre Chikungunya. A Secretaria de Saúde do Estado confirmou a infecção e notificou a vigilância epidemiológica municipal nesta segunda-feira (10). O caso envolve uma criança de seis meses, moradora do bairro Encantada. Atualmente, segundo as autoridades de saúde, a criança já passou pelo período de viremia e sintomas e se encontra estável e saudável.

O caso é considerado autóctone, ou seja, foi contraído dentro do município. No entanto, o teste positivo foi registrado em Brasília, onde a criança estava em viagem com a família. De acordo com os registros, a família chegou à capital federal em 9 de janeiro e a criança começou a apresentar sintomas em 11 de janeiro. O teste foi realizado no dia 14 e o resultado positivo saiu no dia 20, sendo notificado pela vigilância epidemiológica de Brasília.

Medidas adotadas

Diante da confirmação do caso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orientou a Secretaria de Saúde de Garopaba a intensificar as ações de vigilância e controle na região. Nesta terça-feira (11), um mutirão será realizado no bairro Encantada com agentes de saúde e endemias. A ação será concentrada em um raio de 150 metros da residência da criança.

As autoridades reforçam que a melhor estratégia para prevenir doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – como dengue, Zika e Chikungunya – é eliminar locais com água parada. O mosquito depende desses criadouros para se desenvolver, e seu ciclo de vida se completa em aproximadamente sete dias. Dessa forma, a recomendação é que os moradores semanalmente façam a limpeza de casas, quintais e locais de trabalho para evitar a proliferação do vetor.

O que é Chikungunya?

A Chikungunya é uma infecção viral causada pelo vírus Chikungunya, transmitido pela picada do Aedes aegypti. A doença pode se manifestar em três fases:

  • Aguda: febre alta, dor intensa nas articulações, dor de cabeça e muscular, além de possíveis erupções na pele;
  • Subaguda: persistência da dor articular por semanas;
  • Crônica: dor articular prolongada por meses ou anos.

O nome da doença vem de uma expressão usada na Tanzânia, que significa “aquele que se curva”, referindo-se às fortes dores articulares que os pacientes podem sentir. Pessoas com sintomas devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

O post Garopaba tem primeiro caso de Chikungunya e realiza medidas emergenciais de controle apareceu primeiro em Garopaba.sc.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.