Alerta de perigo: sensação térmica em SC pode chegar a 45°C durante onda de calor

A sensação térmica em Santa Catarina pode chegar até 45°C esta segunda (10) e quarta-feira (12). Uma onda de calor fez com que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitisse um alerta laranja de perigo para a maior parte do Estado.

foto mostra mulher tomando água com sol ao fundo, sensação térmica pode chegar a 45°C em SC

Se manter hidratado é fundamental no calor – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí/ND

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, até quarta-feira, a temperatura máxima varia entre 32°C e 35°C nos planaltos norte e sul, entre 35°C e 38°C no Litoral e no Oeste, com alguns pontos no Oeste e Sul do Estado que podem marcar 40°C.

O especialista explica que as altas temperaturas, combinadas uma umidade alta, geram uma sensação térmica “escaldante”.

“Quanto mais alta a temperatura, mais alta a umidade, mais calor. Quanto mais alta a temperatura e menor a umidade, menos calor. Quanto mais seco, mais agradável. Quanto mais úmido e quente, mais insuportável.”

Em seguida, o meteorologista explicou qual a previsão do tempo para Santa Catarina.

“A sensação térmica fica bem alta, provavelmente que no oeste, extremo oeste de Santa Catarina, atinja valores próximos aí dos seus 45°C de sensação térmica, então é muito quente. A sensação térmica pode passar brincando dos 50°C e no Rio Grande do Sul, então é muito quente mesmo, é muito quente mesmo. Vai ser um calor bem escaldante que nós vamos ter nos próximos dias”, alertou.

Área em laranja no mapa recebeu um alerta de perigo para o calor – Foto: INMET/Divulgação/ND

Vórtice ciclônico traz onda de calor que vai elevar sensação térmica

Um vórtice ciclônico, fenômeno caracterizado por uma massa de ar quente, vai influenciar o clima de Santa Catarina a partir de domingo (9).

“Essa massa de ar quente tem a influência da onda de calor formada pela massa de ar quente que vem da Argentina”, destaca o especialista.

A partir de quarta-feira (12), uma frente fria começa a se formar, auxiliando no processo de transmissão de calor e favorecendo a ocorrência de temporais passageiros de verão em boa parte do estado.

Recomendações

Evite exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico (10h às 16h);Mantenha-se hidratado e utilize protetor solar;Em caso de temporais, evite áreas abertas e fique atento a riscos de ventania, granizo e alagamentos.

A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações de segurança para enfrentar os dias de calor intenso e possíveis tempestades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.