Santa Catarina contabiliza 13 cidades em emergência e prevê mais chuvas no fim de semana

Após um período extremamente chuvoso em diversas regiões de Santa Catarina, os moradores afetados continuam apreensivos com a previsão de mais chuvas no fim de semana. A previsão indica a presença de temporais em diversos regiões do estado até segunda-feira (20).

São José registrou um dos maiores volumes de chuva, com 357,1 mm em 48 horas. – Foto: Ian Sell/ND

Cidades em situação de emergência em Santa Catarina

Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. Entre eles, estão Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Gaspar, Governador Celso Ramos, Ilhota, Itapema, Palhoça, Porto Belo, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas, seguido de Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, 320 pessoas estão desabrigadas e 995 estão desalojadas. No entanto, a previsão de novos temporais para o Litoral catarinense, que devem se estender até segunda-feira (20), mantém a população em alerta.

Equipes da Defesa Civil já enviaram ajuda humanitária aos municípios mais afetados, com seis deles recebendo apoio emergencial. Entre os itens distribuídos estão água potável, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal, além de colchões e abrigos para os desalojados.

Previsão indica mais chuvas no fim de semana em SC

Após alguns instantes de sol, as chuvas no fim de semana devem intensificar a instabilidade climática ao longo da tarde, com pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente nas regiões do Litoral e áreas adjacentes.


Nuvens e ventos fortes em São José indicam a volta das chuvas no fim de semana. – Vídeo: Ian Sell/ND

Para domingo, 19, e segunda-feira, 20, a chegada de uma frente fria traz temporais mais intensos, com risco elevado de danos estruturais devido a alagamentos e enxurradas. Nas áreas mapeadas em amarelo, o risco é moderado, enquanto nas regiões em laranja, o risco é alto.

Mapa de previsão do tempo indica riscos alto e moderado para temporais intensos, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos. – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

A Defesa Civil orienta a população a evitar atravessar ruas alagadas ou pontes submersas, e a se afastar de morros e encostas devido ao risco de deslizamentos.

Além disso, é importante observar possíveis sinais de perigo nas estruturas ao redor, como árvores, postes inclinados e rachaduras em muros. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelo número 199.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.