Aos 86 anos, morre Marcello Lavenère, advogado que pediu o impeachment de Collor

Morreu neste domingo (12), o advogado Marcello Lavenère Machado, que pediu o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Natural de Maceió, o alagoano tinha 86 anos e residia em Brasília (DF).

Levenère pediu impeachment de Collor em 1992

Marcello Lavenère morreu aos 86 anos – Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Reprodução/ND

À época do impeachment, Lavenère era presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Seccionais da instituição destacaram, em notas de pesar, o papel do jurista na defesa da democracia, justiça social e direitos humanos. Ele se tornou membro vitalício do Conselho Federal da OAB.

Cerca de dez anos após se tornar nacionalmente conhecido, o advogado foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007. No órgão, se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, em atuação pelos direitos dos perseguidos políticos.

Lula se manifestou sobre a morte do advogado que pediu impeachment de Collor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, em nota publicada no X, sobre a morte do jurista. Lula disse que Lavenère foi “sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social”.

O advogado também teve atuação notável no âmbito acadêmico. Além de professor na Universidade Federal de Alagoas, ele atuou na Universidade de Brasília e na Escola do Ministério Público.

As cerimônias de velório e cremação de Lavonère vão ocorrer nesta segunda-feira (13), em Brasília.

*Com informações de Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.