SC bate recorde com 250 mil novas empresas e protagonismo feminino cresce em 2024

Santa Catarina registrou crescimento recorde na abertura de empresas em 2024. Ao todo, foram criados 250.524 novos CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) no estado, o que representa uma alta de 11,9% em relação a 2023.

Mulheres lideram novas empresas em Santa Catarina

A participação feminina em novas empresas cresceu 5,9% em relação a 2023 – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/ND

Os dados foram divulgados pela Jucesc (Junta Comercial de Santa Catarina). Entre as novas empresas, 73,8% são MEIs (Microempreendedor Individual).

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço atribui o aumento à simplificação de processos, que facilita o ambiente de negócios e incentiva o surgimento de novos empreendimentos.

Microempreendedora individual

Os microempreendedores individuais representam 73,8% das novas empresas abertas em SC – Foto: Freepik/ND

Em 2024, 250.524 novas empresas foram abertas e 127.366 fecharam as portas, o que resulta em um saldo positivo de 123.158 CNPJs. A Jucesc reforçou o propósito de consolidar Santa Catarina como referência nacional em empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

“Para 2025, nosso compromisso é integrar dados e sistemas, fortalecendo a conectividade e a eficiência no ambiente empresarial catarinense”, declarou o presidente da junta, Fernando Baldissera.

Mulheres lideram novas empresas em Santa Catarina

O empreendedorismo catarinense é cada vez mais jovem e feminino. Em 2024, 139.556 mulheres eram sócias das novas empresas, um aumento de 5,9% na participação feminina em relação ao ano anterior.

Empreendedorismo feminino

O crescimento na abertura de empresas no estado está relacionado à desburocratização  – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Os dados da Jucesc revelam que o capital social das empresas lideradas por mulheres representa 28,46% do total, com R$ 17,24 bilhões. Além disso, a faixa etária de 31 a 40 anos foi responsável pelo maior número de novos empreendedores, sendo 104.644 pessoas.

“Esse dado reforça portanto o crescente interesse das novas gerações em empreender e contribuir ativamente para o desenvolvimento do estado”, afirma a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.