Melhora a fertilidade e previne o Alzheimer: os benefícios do Ozempic além do emagrecimento

O Ozempic pode oferecer benefícios significativos à saúde, além da perda de peso, quando usado com moderação. Esse medicamento têm sido associado a uma redução no risco de doenças cardíacas, renais e Alzheimer, além de promover aumento da fertilidade e diminuição do desejo por álcool.

Condições melhoradas de saúde estão aliadas a perda de peso – Foto: Freepik/ND

Contudo, especialistas esclarecem que algumas das condições melhoradas pelos medicamentos antiobesidade estão relacionadas à perda de peso, e não diretamente aos medicamentos.

Ozempic e os benefícios à saúde

Os medicamentos GLP-1 parecem ser benéficos para o coração. Um estudo clínico mostrou que ele reduziu o risco de problemas cardíacos em 20% entre pessoas com sobrepeso.

Além disso, um grande estudo comprovou que, em pacientes com diabetes tipo 2 e alto risco cardiovascular, a taxa de morte cardiovascular, infarto ou acidente vascular cerebral foi significativamente mais baixa.

Taxa de mortalidade por infarto com pessoas com diabete foi significamente mais baixa após utilização do remédio – Foto: Freepik/ND

Além disso, pessoas que tomaram semaglutida tiveram 24% menos chances de sofrer um evento grave de doença renal em comparação com aqueles que tomaram placebo, segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Esses pacientes apresentaram menos risco de precisar de diálise ou de um transplante de rim, menos chances de perder metade da função renal e menos risco de morrer de problemas renais ou cardiovasculares.

Previne a Alzheimer e melhora a fertilidade

Estudos recentes associaram semaglutida a menores riscos de Alzheimer em pessoas com diabetes tipo 2.

Os “bebês Ozempic” têm ganhado destaque, já que mulheres que disseram ter dificuldades para engravidar agora estão conseguindo após iniciar o tratamento com o medicamento.

Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) também podem melhorar com o uso do medicamento, que tem sido prescrito fora das indicações para ajudar a controlar os sintomas dessa condição hormonal, que causa ciclos menstruais irregulares, excesso de pelos, acne, ganho de peso e infertilidade.

SOP também pode melhorar com o uso do medicamento – Foto: Freepik/ND

Reduz o apetite e o desejo por álcool

Assim como os medicamentos GLP-1 reduzem os desejos por alimentos, também parecem diminuir os desejos por drogas e álcool. Um estudo publicado na revista Addiction descobriu que pessoas viciadas em álcool que tomaram Ozempic ou medicamentos similares apresentaram uma taxa 50% menor.

Caneta Ozempic ficou amplamente conhecida após virar ‘moda’ entre pessoas que buscavam reduzir o peso de forma rápida – Foto: Reprodução/Ozempic -fabricante/ND

Além disso, pessoas com transtorno por uso de opioides que usaram esses medicamentos apresentaram 40% menos taxa de overdose.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.