6 motivos que levam funcionários a deixarem os empregos

Se você é um executivo ou líder de RH preocupado com a rotatividade em sua empresa, um bom ponto de partida é observar a gestão de pessoas e a relação com o emprego.

Imagem ilustrativa sobre saída de empregos

Imagem ilustrativa sobre saída de empregos – Foto: Freepik/ND

A seguir há seis razões pelas quais os funcionários podem decidir sair de seus empregos no próximo ano. E a boa notícia é que todas essas razões podem ser evitadas com uma liderança forte e eficiente.

1. O trabalho é monótono

Algumas funções, como o trabalho em fábricas, podem se tornar extremamente repetitivas e sem graça. Isso pode dificultar até mesmo o simples ato de sair da cama pela manhã, levando os funcionários a procurar empregos mais empolgante.

2. Burnout no emprego

Desde a pandemia de Covid-19, o burnout tem sido uma das principais razões pelas quais os funcionários decidem deixar o emprego. O primeiro passo para combater o burnout na sua organização é reconhecer que ele está acontecendo.

3. Não estão aprendendo

Às vezes, os funcionários não precisam de uma lista de razões para pedir demissão; sentir-se estagnado pode ser suficiente. Se já dominaram suas funções atuais e não estão mais se sentindo desafiados ou aprendendo coisas novas, é natural que comecem a buscar um novo caminho que os faça crescer novamente.

4. O ambiente de trabalho é tóxico

Um dos principais motivos que leva as pessoas a pedir demissão do emprego é o ambiente de trabalho tóxico. Um local de trabalho negativo pode afetar gravemente a saúde mental dos colaboradores, deixando-os estressados e infelizes.

5. Buscar por mais flexibilidade

A possibilidade de trabalhar remotamente e outros tipos de flexibilidade, como horários não convencionais, ainda são preferidos pela maioria dos funcionários após a pandemia.

Imagem ilustrativa sobre insatisfação no emprego

Imagem ilustrativa sobre insatisfação no emprego- Foto: Freepik/ND

6. Não se dão bem com o chefe

Quando os colaboradores não têm um bom relacionamento com seus superiores no emprego, sentem que suas opiniões não são valorizadas, que suas contribuições são constantemente ignoradas ou, pior, que são mal remunerados, a probabilidade de saída aumenta consideravelmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.