Novo modo do Celular Seguro facilita recuperação de aparelhos roubados; saiba como funciona

A nova atualização do Celular Seguro, disponibilizada na quinta-feira (19), traz uma modalidade de bloqueio parcial em casos de roubo ou perda do aparelho. A funcionalidade, chamada “Modo Recuperação”, permite que a linha telefônica e aplicativos de bancos sejam bloqueados temporariamente.

Novo modo recuperação do Celular Seguro foi lançado em conjunto com a nova identidade visual

Novo modo recuperação do Celular Seguro traz maior facilidade para recuperação de dispositivos – Foto: Divulgação/ND

A nova função foi lançada em um evento no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A atualização do programa inclui, além da nova identidade visual, a primeira etapa de implementação do Modo Recuperação.

O que muda com o Modo Recuperação do Celular Seguro

Diferentemente do bloqueio total, o Modo Recuperação desativa apenas o número de telefone e aplicativos vinculados a instituições parceiras, como os bancos. Anteriormente, uma vez bloqueado, não era possível recuperar o telefone e realizar o rastreamento do aparelho.

Recurso permite bloqueio parcial da linha telefônica e de aplicativos de instituições financeiras

Recurso permite bloqueio parcial da linha telefônica e de aplicativos de instituições financeiras – Foto: Divulgação/Meta/ND

O IMEI, que é a identidade do aparelho, continuará ativo com a nova atualização. Isso permitirá que o celular se conecte à rede de telefonia, sem que o usuário precise abrir mão da segurança dos aplicativos.

Em caso do celular roubado receber um chip novo ou uma nova linha for habilitada, um alerta será emitido na tela do aparelho. O Ministério da Justiça vai, então, notificar a Polícia Civil, para que envie uma mensagem ao número cadastrado com uma intimação. Caso a pessoa que estiver com o aparelho não apresentar a nota fiscal, deverá entregar o celular.

Nova função do Celular Seguro emitirá alerta na tela do dispositivo em caso de novo chip ou linha telefônica

Nova função do Celular Seguro emitirá alerta na tela do dispositivo em caso de novo chip ou linha telefônica – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ND

Nos próximos 90 dias, o Ministério da Justiça pretende lançar novas funcionalidades no programa, como a possibilidade de consultar a lista de aparelhos com restrição, o que poderá evitar a compra de celulares furtados ou roubados.

Como utilizar o novo Modo Recuperação

  • Pesquisa na loja de aplicativos do seu celular pelo “Celular Seguro BR”,  disponível gratuitamente para Android e iPhone;
  • Ao entrar no aplicativo, coloque as informações do aparelho e selecione o modo de recuperação;
  • O modo de recuperação pode ser o “vermelho”, para bloqueio total, ou “laranja”, para utilizar a nova função.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.