Fechada pela vigilância, cozinha solidária reabre em Florianópolis após ação da defensoria

Uma ação da Defensoria Pública reabriu uma cozinha solidária de Florianópolis que tinha sido fechada pela Vigilância Sanitária Municipal. A instituição servia gratuitamente 400 refeições vegetarianas por semana no Centro e entrou em um consenso com a prefeitura para viabilizar a reabertura.

Cozinha solidária costumava distribuir, gratuitamente, 400 refeições vegetarianas por semana, foto mostra pessoa de camiseta roxa segurando prato cheio de comida enquanto pessoa a serve

Cozinha solidária costumava distribuir, gratuitamente, 400 refeições vegetarianas por semana – Foto: @harekrishnafloripa/Reprodução/ND

A cozinha solidária do Templo Hare Krishna, no centro de Florianópolis, foi fechada em setembro deste ano pela vigilância sanitária. O projeto doava marmitas vegetarianas para pessoas em vulnerabilidade social.

Defensoria promoveu consenso entre cozinha solidária e vigilância sanitária

A Defensoria Pública, por meio do NUCIDH (Núcleo Especializado de Cidadania, Igualdade, Diversidade, Direitos Humanos e Coletivos), interviu na situação após receber uma denúncia.

A ação questionou a vigilância sanitária e, em novembro, realizou uma visita em conjunto para dialogar sobre a viabilidade de reabrir a cozinha. No consenso, a regularização e o prazo foram flexibilizados.

Segundo a defensoria, a prefeitura vai ajudar a viabilizar um curso de gratuito de capacitação em boas práticas para manipulação de alimentos, conforme prevê a legislação municipal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.