Na tarde desta terça-feira (11/01) o prefeito Júnior de Abreu juntamente com o presidente da Unisul, Salésio Herdt de forma virtual, assinaram o contrato de parceria para elaboração do plano de desenvolvimento socioeconômico, físico-territorial. Compromisso elencado no projeto elaborado pelo atual governo denominado, Garopaba em ação. Estavam presentes na reunião diversas autoridades do município, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como, presidentes das associações empresariais e conselhos municipais de Garopaba.
O Plano terá como objetivos específicos, a elaboração do diagnóstico socioambiental e do plano estratégico de desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade, a revisão do plano diretor físico-territorial, o estudo para regulamentação de critérios e procedimentos administrativos, a regulamentação da Lei da Política Municipal de Meio Ambiente, e também, a elaboração do estudo para regulamentação do setor de fiscalização da ordem urbanística.
Os estudos serão realizados através da Fundação Unisul e Secretaria Municipal de Planejamento Territorial e Meio Ambiente, que irão fazer um levantamento interno e recolhimento de informações para que se possa realizar planos e ações para o crescimento ordenado e sustentável do município, para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao cidadão de Garopaba. O prazo de execução dos estudos é de 12 meses e a assinatura foi homologada no ato da reunião.
“Sabemos da importância deste plano de desenvolvimento para Garopaba. E saber que todos estão engajados para que isso saia do papel, é estimulante. Fica aqui meu agradecimento, e do vice prefeito Guto Chaves, à Fundação Unisul, ao Ministério Público, conselhos municipais, associações empresariais, poder legislativo, às polícias Militar e Civil, ao Corpo de Bombeiros, e claro, ao nosso time de secretários. Que a gente possa conduzir o que queremos para o nosso município nos próximos 30 anos”, afirma o prefeito Júnior Abreu, ressaltando a importância da reunião.
Já para o vice-prefeito, Guto Chaves, esse projeto é mais um passo que a gestão está dando para fazer uma cidade sustentável e de equilíbrio para todos.
O presidente da Fundação Unisul, Salésio Herdt, afirmou que essa ação da administração municipal é um excelente exemplo para a região.
“Quero enaltecer essa visão empreendedora que o município lidera, ao enxergar, não só os problemas, mas projetar o município com capacidade de aglutinar ações que vão ser referência de toda a região sul”, disse Salésio.
O Promotor de Justiça, Luís Felippe Católico, afirma que esse plano de ação é fundamental para Garopaba e que vai estar a par de todas as ações juntamente com a gestão atual.
“Todos os objetos deste plano são de extrema relevância para o município. Estou ansioso para ler esse contrato e ver o objeto dele, não só fiscalizá-lo, que é a minha função principal, mas também para ser um colaborador, como a gente sempre pretende ser, junto ao município de Garopaba”, declarou Luís Felippe Católico.