Nesses dois últimos anos não foram poucos os relatos de quem passou por alguma crise de autoestima, seja pela ausência do convívio entre amigos, seja pelo medo de viver em meio a uma pandemia ou pelo ganho de peso fruto direto do home office no confinamento. Nossos relacionamentos também sofreram as consequências dessas mudanças e começamos a nos olhar mais no espelho, tivemos situações que afligiram nossas certezas que outrora nos traziam uma sensação de segurança.
Crises de stress e ansiedade começaram a nos atormentar e nossa confiança em nós foi abalada afetando diretamente nossa autoestima. Como reverter essa situação?
O caminho começa por respeitar nossos limites e a jornada trilhada até aqui, especialistas em inteligência emocional afirmam que o autocuidado nessas horas é fundamental.
Segundo Ana Kekligian, especialista em inteligência emocional e produtividade reverter o sentimento de incapacidade ou a síndrome de impostora no trabalho começa por uma estratégia: se conhecer mais.
“A mulher precisa saber de onde veio e honrar essa história. Quando há autoconhecimento, é possível olhar para os padrões de pensamentos que temos e que geram as emoções ruins que sentimos”, avalia. Ela destaca que a síndrome da impostora, em que a mulher se sente insegura e uma fraude no ambiente de trabalho, é uma ideia construída ao longo da vida das mulheres e que uma rede de apoio feminino ajuda a desfazê-la para que cada uma encontre sua potencialidade.
Mudanças em antigos hábitos também podem ajudar, como incluir exercícios físicos em nossa rotina semanal, equilibrar nosso cardápio com comidas saudáveis e pequenos carinhos como um hidratante ou uma lingerie nova por exemplo, vão nos auxiliar na busca pela autoestima.
Paciência com nosso processo de adaptação, pois o ano está começando e nada de gerar muitas expectativas para nos tirar a qualidade do sono.
Acreditar em nós fará ir além de todas as nossas inseguranças. Importante evitar comparações, pois cada um está em uma fase da existência e precisamos entender isso.
Para que 2022 seja mais leve e alegre comece a valorizar-se e a ter mais carinho com a pessoa mais importante entre todas: VOCÊ!
Fabiana Cursio Fumagali