Fenômeno El Niño na primavera deve intensificar chuvas e calorão em SC

A primavera em Santa catarina promete calor, ciclone e muita chuva. De acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a influência do fenômeno El Niño pode trazer alto volume de chuvas e temperaturas acima da média para a época no Estado.

A estação, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul e segue até dezembro, será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias. Haverá ainda temporais com intensa atividade de raios, ventanias e quedas de granizo.

De acordo com a pasta, a chuva é causada pela passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala, que são mais frequentes na primavera, e atinge o seu pico em outubro, especialmente no Oeste do Estado.

Outro alerta é para os ciclones extratropicais que atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Com relação às temperaturas, a previsão de que nos proximos meses se elevem para acima dos 30°C em boa parte de em Santa Catarina.

O post Fenômeno El Niño na primavera deve intensificar chuvas e calorão em SC apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.