Calendário do Auxílio Gás: confira as datas de pagamento em 2025

Pago bimestralmente pelo Governo Federal, o Auxílio Gás é um benefício social que contempla mais de 5 milhões de famílias brasileiras. Em 2025, o Calendário do Auxílio Gás começa a ser feito no mês de fevereiro e seus beneficiários precisam ficar atentos as datas de saque do programa.

Pilha de botijão de gás em um estoque

O Calendário do Auxílio Gás segue as mesmas datas do Bolsa Família – Foto: Freepik/Reprodução

Como funciona o Calendário do Auxílio Gás

Retomado em 2021 para compensar a alta do gás de cozinha, o Auxílio Gás tem o intuito de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social a adquirir o botijão de 13kg, item essencial para o preparo das refeições cotidianas.

Assim como o Bolsa Família, o Calendário do Auxílio Gás é pago de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social), sendo que o valor é liberado na conta social no dia estabelecido.

Como o Auxílio Gás adota o pagamento bimestral, alternando os meses, em janeiro, os beneficiados não vão receber o valor do benefício, que atualmente é de R$ 104.

Tal frequência foi feita para melhorar a gestão dos gastos públicos, garantindo que cada pagamento seja equivalente a 100% da média nacional do preço do botijão de gás de 13kg.

Calendário do Auxílio Gás 2025

Desde o final do último ano, o Calendário do Auxílio Gás foi divulgado e está disponível para consulta nos canais oficiais do governo.

Confira a seguir as datas de pagamento do benefício em 2025:

  • Fevereiro: de 17/02 a 28/02
  • Abril: de 15/04 a 30/04
  • Junho: de 16/06 a 30/06
  • Agosto: de 18/08 a 29/08
  • Outubro: de 20/10 a 31/10
  • Dezembro: de 10/12 a 23/12

Para saber a data exata, a família beneficiada deve verificar o final do seu NIS e consultar o depósito dos valores nas contas digitais, utilizando os aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família.

Tela do aplicativo do celular no caixa tem

O aplicativo Caixa Tem reúne os beneficios sociais pagos pelo banco federal – Foto: aplicativo-caixa-tem

Mudanças no Auxílio Gás em 2025

Em 2025, o programa passará por algumas reformulações significativas, ampliando o número de beneficiários, passando a atender até 20 milhões de famílias.

A principal mudança será a criação de um aplicativo próprio, desvinculando o Auxílio Gás do programa Bolsa Família.

O benefício também passará a se chamar “Gás para Todos” e terá um novo modelo de pagamento.

Ao invés do depósito na conta, a família contemplada poderá retirar o botijão de 13kg em uma das revendedoras credenciadas no programa.

Para isso, o novo aplicativo da Caixa Econômica Federal será utilizado como mecanismo de controle da troca.

Tela do site do Portão do Cidadão da Caixa

O portal do cidadão oferece serviços de acesso a programas sociais – Foto: Reprodução/ND

Como consultar o Auxílio Gás

Para saber se a solicitação da inclusão no programa foi aceita ou consultar o Auxílio Gás pelo CPF, o cidadão pode utilizar os canais oficiais do governo e da Caixa Econômica.

Os passos mais comuns são pelos aplicativos do Caixa Tem e Bolsa Família, ou pelo telefone 111. Veja a seguir o procedimento em cada meio de acesso à informação.

Pelo aplicativo ‘Caixa Tem’

Aplicativo criado facilitar o acesso dos brasileiros aos benefícios sociais, o Caixa Tem permite a consulta do auxílio gás pelo CPF. Para isso, basta seguir esse tutorial:

  • Faça o login com o CPF e senha previamente cadastrada;
  • Clique na seção extrato;
  • Busque a opção auxílio gás;
  • Visualize a situação das parcelas do benefício

Pelo aplicativo do Bolsa Família

Utilizado pelos usuários do programa, o aplicativo do Bolsa Família também possibilita o acesso ao vale-gás. Confira os passos a seguir:

  • Faça o login pelo CPF (a senha pode ser mesma usada na conta gov.br ou do app Caixa Tem);
  • Clique na seção ‘benefícios’ ou selecione a opção ‘ver parcelas’;
  • Consulte os valores disponíveis.

Pelo telefone

Para quem preferir, há a opção de consultar o benefício do auxílio gás pelo telefone 111, que é a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal.

Nesse caso, só é necessário informar o número do CPF e do NIS (Número de Identificação Social), para facilitar o atendimento.

Ao utilizar qualquer um desses canais, o solicitante pode conferir se seu pedido para receber o benefício foi aceito, o calendário de pagamento, o valor a ser pago, erros cadastrais, dificuldades de acesso e demais informações desejadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.