O remédio caseiro que ajuda a remover o tártaro dos dentes, segundo especialistas

O tártaro é muito comum e incomoda muitas pessoas, ele é o resultado de uma placa bacteriana que se calcifica devido à higienização bucal inadequada. Saiba qual remédio caseiro ajuda a remover o tártaro dos dentes!

Higienização ajuda a remover o tártaro dos dentes

Saiba qual o remédio caseiro que ajuda a remover o tártaro dos dentes- Foto: Getty Images/ND

O tártaro é um problema sério

De acordo com o Manual MSD, o tártaro é uma película pegajosa cheia de germes que se acumula nos dentes e endurece. Esse acúmulo de tártaro pode causar gengivite e até mesmo periodontite, uma forma mais grave da primeira.

O acúmulo de tártaro nos dentes, especialmente abaixo das gengivas, pode causar periodontite. O tártaro irrita as gengivas, permitindo o crescimento de germes que, inicialmente, provocam gengivite. Se não tratado, o acúmulo de germes enfraquece o tecido e o osso que sustentam os dentes, o que pode resultar na perda de dentes, já que eles acabam ficando soltos e, eventualmente, caindo.

O remédio caseiro que ajuda a remover o tártaro dos dentes

Escova de dente com pasta de dente em um fundo azul

A higienização adequada ajuda a remover o tártaro dos dentes – Foto: George Becker/ND

O melhor “remédio caseiro” que ajuda a remover o tártaro dos dentes é a prevenção. Como mencionado anteriormente, o tártaro se forma devido a uma má higiene bucal.

Se você já possui tártaro, ele só pode ser removido por um dentista, que possui as técnicas e os instrumentos adequados para sua remoção. Não tente removê-lo em casa, pois isso pode prejudicar seus dentes.

Como evitar o tártaro?

Mulher utilizando o fio dental para limpar os dentes

É fundamental fazer uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia – Foto: Anna Bizon/ND

De acordo com a dentista Lícia Gonzalez, “é fundamental escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e um creme dental rico em flúor. Também é muito importante escovar a língua porque ela acumula resíduos e prolifera bactérias. Outra medida essencial é usar o fio dental pelo menos uma vez por dia”.

Evite fumar, pois isso aumenta o risco de acúmulo de tártaro e use enxaguante bucal para remover detritos e proteger a gengiva. De acordo com Gonzalez, manter o organismo hidratado bebendo bastante água também auxilia na prevenção do tártaro.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.