Golpes de verão: como denunciar fraudes e irregularidades em serviços turísticos de SC

O verão começou neste sábado (21) e Santa Catarina espera mais de 3,1 milhões de turistas durante a alta temporada. Devido ao grande fluxo de pessoas e serviços, há aqueles que aproveitam a situação para aplicar golpes de verão e realizar fraudes em serviços turísticos. Veja como os usar os canais de denúncia de golpes de verão da Polícia Civil e do Procon SC.

Veja como denunciar golpes de verão e irregularidades a serviços turísticos em Santa Catarina

Veja como denunciar golpes de verão e irregularidades a serviços turísticos em Santa Catarina – Foto: PMBC/Divulgação/ND

Delegacia de Proteção ao Turista

Uma forma de denunciar golpes de verão é por meio da DPTUR (Delegacia de Proteção ao Turista), que visa a prevenção, a repressão e a apuração de crimes e contravenções praticadas contra turistas. A delegacia é subordinada à DPGF (Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis).

Como fazer denúncias pela DPTUR

Para registrar uma denúncia o turista deve comparecer à DPTUR, apresentar documentos pessoais e registrar os fatos da ocorrência. Outras delegacias da Polícia Civil também recebem denúncias do tipo.

Os documentos pessoais (RG ou CPF) são necessários para o registro do boletim de ocorrência. Além disso, o denunciante precisa ser pessoa física ou representante de uma pessoa jurídica. No registro, é necessário incluir o endereço do denunciante e detalhes sobre o ocorrido.

O telefone da DPTUR é (48) 3665-5726 e o e-mail é [email protected].

Procon SC

As irregularidades contra os serviços prestados ao turista também podem ser registrados no Procon SC. Ele fica localizado na rua Conselheiro Mafra, número 82, no Centro de Florianópolis.

Denúncia de irregularidade, golpes de verão e reclamações podem ser feitas no Procon de Santa Catarina – Foto: Divulgação/ND

Canais de atendimento Procon SC

É possível ligar gratuitamente para o Procon SC, por meio do telefone 151. O WhatsApp é (48) 3665-9057. Há ainda o site do órgão.

O que fazer ao cair em um golpe?

Segundo o Procon, quando o turista cai em um golpe ele deve ser ágil, contatando de imediato seu banco e pedindo o estorno do valor, se for o caso. É indicado que a vítima registre o máximo possível: capturas de tela (prints) de conversas, números de protocolos e chaves Pix – tudo que puder servir de prova e pista para a investigação. O registro de um boletim de ocorrência é imprescindível.

Golpes mais comuns no verão SC

  • Golpe do transporte clandestino: motoristas de aplicativo que oferecem corridas por fora e cobram preços abusivos;
  • Golpe do aluguel de verão: anúncio falso de casa para aluguel na temporada;
  • Golpe do Pix: clonagens de WhatsApp com pedido de empréstimos, falsos recibos, contato por telefone se passando por funcionário de banco.
  • Golpe do cartão por aproximação: o golpista aproveita um momento de desatenção e cobra um valor maior e muitas vezes exorbitante do turista.
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