Quais sabores diferentões renderam prêmios na Europa a chocolates de Santa Catarina

Pimenta rosa e flor de sal, ingredientes que caberiam no preparo do almoço, podem parecer inusitados para doces, mas foram responsáveis por dar complexidade e equilíbrio a quatro chocolates premiados na Europa: duas da marca Toré, de Florianópolis e duas da Nugali, de Pomerode. As chocolaterias receberam no Academy of Chocolate Awards 2024, as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Toré é uma das marcas de chocolates premiados na Europa – Foto: Reprodução/FIESC

Já é segunda vez consecutiva que as duas marcas catarinenses são premiadas no concurso europeu. A Academy of Chocolate Awards, do Reino Unido, é uma das mais renomadas competições internacionais de chocolates e se pauta pelo objetivo de conscientizar os consumidores sobre as vantagens dos chocolates finos em relação a produtos comoditizados.

Ao todo, foram quatro sabores de chocolate premiados na Europa, que se destacam pela originalidade. Neles, ingredientes brasileiros e naturais são combinados com processos elaborados da gastronomia.

Confira os chocolates premiados na Europa:

Chocolate Branco com Cumaru, da Toré

O Cumaru, semente amazônica muito semelhante à baunilha, trouxe uma maior complexidade às notas de especiarias, criando uma experiência única de sabor. O modelo levou medalha de prata na categoria “Barra de chocolate branco com sabor”, do Academy of Chocolate Awards 2024.

Cumaru, ingrediente semelhante à baunilha, traz notas de especiarias ao chocolate premiado na Europa – Foto: Reprodução/Toré/ND

Chocolate Branco Caramelizado com Flor de Sal, da Toré

Os cristais de flor de sal proporcionam um contraste sutil e equilibrado ao chocolate. Um delicado processo de caramelização intensifica os sabores naturais do chocolate branco, adicionando camadas de notas de caramelo e doce de leite.

O modelo levou medalha de prata na categoria “Barra de chocolate branco com sabor”, do Academy of Chocolate Awards 2024.

Chocolate premiado na Europa traz Flor de Sal como ingrediente – Foto: Reprodução/Toré/ND

Chocolate Branco, da Nugali

Em 2022, esse sabor já havia conquistado uma medalha de prata no London Chocolate Awards. O modelo é feito apenas com ingredientes naturais, sem gorduras hidrogenadas ou aromatizantes artificiais, a combinação de manteiga de cacau, leite em pó, açúcar e baunilha natural.

O modelo levou medalha de bronze na categoria “Barra de chocolate branco simples”, do Academy of Chocolate Awards 2024.

Nugali, um dos chocolates premiados na Europa, remete ao sabor do chocolate branco de antigamente,.- Foto: Humberto Furtado/ND

Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa, da Nugali

A pimenta rosa, originária da árvore da aroeira — típica da Mata Atlântica — tem um sabor picante e adocicado que se combina com os 63% de cacau brasileiro das variedades Trinitário e Scavina. A mistura de sabores confere ao chocolate um aroma frutado, com notas de banana, cítricas e outros ingredientes tropicais.

O modelo já havia conquistado prata no International Chocolate Awards Americas em 2018 e 2024, além de bronze na fase mundial do mesmo concurso, em 2018.

O modelo levou medalha de bronze na categoria “Barra de chocolate amargo saborizada”, do Academy of Chocolate Awards 2024.

Pimenta rosa contribui para o aroma frutado de um dos chocolates premiados na Europa- Foto: Humberto Furtado/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.