SC registra 17º caso de gripe aviária em animal silvestre; veja onde

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) detectou nesta quarta-feira (18) um novo caso de gripe aviária em Santa Catarina. A espécie infectada é um leão-marinho-da-patagônia, encontrado doente em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Esse é o 17º caso confirmado no Estado.

Cabe destacar que a influenza aviária não é transmitida através da carne de frango e nem de ovos. Também não há casos confirmados em aves criadas e comercializadas pela agroindústria catarinense.

lobo-marinho é infectado com gripe aviária em SC

Em todo o Brasil, três indivíduos lobo-marinho-da-patagônia foram detectados com gripe aviária. A foto é ilustrativo – Foto: Arquivo/Gustavo Fernando Durán/CC Commons/Divulgação/ND

Em todo o Brasil, o balanço do Mapa soma 128 casos de gripe aviária: 125 foram registrados em animais silvestres e três em aves de subsistência. Há atualmente outras 14 investigações em curso pela pasta e mais de 550 amostras.

Antes desse lobo-marinho, o diagnóstico mais recente em Santa Catarina foi realizado nesta terça-feira (17). Um trinta-réis-de-bando foi capturado por moradores e o diagnóstico confirmado pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícolas de Santa Catarina). A ave foi sacrificada.

Saiba o que fazer em caso de suspeita de gripe aviária em SC

A orientação da Cidasc é que a população não toque em aves mortas, para evitar o contágio, e notificar o órgão para que  providências sejam tomadas. Sintomas como dificuldade de voo, falta de coordenação motora e tremores musculares são indicativos de gripe aviária em animais silvestres.

Já as aves de produção comercial podem apresentar sintomas como coriza, inchaço de crista e barbela, queda na postura e mortalidade acentuada.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.